Bebê fica confuso ao ver Gêmeas – Permanência de Objetos

Se você já estudou o conceito de permanência de objetos descrito por Jean Piaget, não pode deixar de pensar sobre isso quando assistir ao vídeo do garoto Landon vendo pela primeira vez duas gêmeas.

Caso você ainda não conheça esse conceito, está ai um bom exemplo para aprender.

O conceito de permanência de objetos

Piaget descobriu que por volta dos 7 a 9 meses, no período sensório-motor, as crianças passam a ter consciência de que os objetos continuam existindo mesmo estando fora do campo de visão. É importante dizer que não é apenas a visão que esse conceito se aplica, mas também para os outros órgãos dos sentidos, porque a ideia de Piaget é que nesse período as crianças conhecem o mundo a partir das suas sensações e da motricidade (por isso sensório-motor).

A noção ou conceito de permanência de objetos é o que faz, por exemplo, que a brincadeira de esconder “cadê (o papai, a mamãe)? achou!!” funcione muito bem para crianças pequenas. Por alguns instantes, enquanto você está fora do campo de visão, se a criança ainda não desenvolveu essa noção, você realmente “deixou” de existir para as crianças, por isso a alegria e espanto quando você aparece novamente.

Esse é um conceito fundamental e amplamente estudando em Psicologia do Desenvolvimento principalmente nas pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de bebês e suas capacidades sociais e cognitivas.  Tanto que hoje em dia temos muitas evidências que contrariam ou fornecem novas interpretações para os achados de Piaget. Por exemplo:

  • Existem evidências de crianças que manifestam essa consciência antes dos 7 meses e de diferentes modos,
  • As coisas usadas para esconder os objetos parecem mudar a dificuldade de a criança responder adequadamente a essa tarefa de permanência de objetos, o os diferentes níveis de dificuldades que o que está escondendo o objeto implica,
  • Outros estudos  argumentam sobre como isso na verdade reflete limitações desenvolvimentais da memória, controle inibitório e localização espacial.

Enfim, o fato é que o vídeo é engraçado e para quem ainda não viu o vídeo, assista abaixo e não esqueça de deixar seus comentários.

https://www.youtube.com/watch?v=gC50vju2yMs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima