Como a Psicologia pode te ajudar

Você já se perguntou como um psicólogo pode te ajudar? Muitas pessoas pensam que a Psicologia serve apenas para o tratamento de doenças mentais. Outras pessoas pensam que a Psicologia é muito complexa e só pode ser entendida por alunos de psicologia, professores e terapeutas.

Mas, a verdade é que a Psicologia é para todos! A Psicologia é o estudo científico da mente e do comportamento humano. Assim, a Psicologia é ao mesmo tempo uma ciência e uma profissão. Os Psicólogos trabalham em muitas áreas diferentes da sociedade e estão preocupados com muitos problemas práticos do nosso cotidiano.

Embora os conhecimentos produzidos em uma ciência nem sempre sejam fáceis de serem entendidos pelo público em geral, os resultados das experiências e estudos científicos podem ter muitas contribuições importantes para nossa vida cotidiana.

Por isso, os psicólogos se esforçam para usar esses conhecimentos científicos e ajudar pessoas na melhoria de suas vidas nos mais diferentes aspectos.

Abaixo estão apenas alguns exemplos de áreas que a Psicologia podem te ajudar:

Promoção da Saúde e do Bem-Estar

Os Psicólogos ajudam diariamente muitas pessoas de todas as idades e com todos os tipos de problemas que buscam os conhecimentos da Psicologia para ajudá-las a terem uma melhor saúde mental ou se autoconhecerem.

Algumas pessoas têm problemas de saúde, emocionais ou mentais específicos, como depressão ou esquizofrenia. Outras pessoas têm dificuldades com a organização do seu pensamento, de linguagem ou memória o que também são conhecidos como “problemas cognitivos”. Estes podem assumir muitas formas, tais como problemas de memória ou percepção depois de um ferimento na cabeça ou congênitos, dificuldades de aprendizagem ou demência.

Essas são só alguns dos temas em que os psicólogos trabalham, pois há muitas mais áreas da vida em que um psicólogo pode ajudar que nem sempre são relacionados a saúde mental, mas sim a saúde em geral. Psicólogos podem ajudar as pessoas a gerir melhor suas vidas e lidar com outras condições de saúde como o HIV, câncer ou doenças crônicas. Psicólogos também podem ajudar no aconselhamento sobre como cuidar de uma criança que foi abusada psicologicamente, fisicamente ou sexualmente. Os Psicólogos podem ainda trabalhar com casais que estão buscando ajuda em seus relacionamentos.

Seja qual for o problema, o psicólogo vai considerar o que dizem as pesquisas científicas sobre a sua causa provável e usar esse conhecimento para ajudar as pessoas. Algumas vezes a ajuda inclui sessões de psicoterapia ou de aconselhamento psicológico. Outras vezes o psicólogo pode trabalhar com programas psicoeducacionais, na elaboração de projetos que promovam a saúde, trabalhar em equipes com outros profissionais de saúde ou fazer encaminhamentos para profissionais que possam auxiliar nos problemas específicos.

Potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças em casa e na escola

Os Psicólogos estudam o desenvolvimento humano desde a gestação até a morte em seus aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais, além de estudarem processos de ensino e de aprendizagem e contribuirem para a avaliação e elaboração de métodos de ensino.

Assim, se uma criança, adolescente ou até mesmo um adulto têm problemas ou dificuldades na aprendizagem de alguma coisa, os Psicólogos podem ajudar na identificação das razões para essas dificuldades e contribuir para a melhoria dessas dificuldades.

Psicólogos também podem oferecer orientações sobre como melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, auxiliar na forma como pais e professores estimulam o desenvolvimento infantil e facilitarem a criação de condições ideais para o desenvolvimento e a aprendizagem saudável.

Os psicólogos também podem ajudar pessoas com deficiências físicas ou mentais a melhorar o seu desempenho e se adaptar ao trabalho ou escola, bem como também podem contribuir para adaptar esses locais as necessidades das pessoas com deficência.

Contribuir para a motivação no trabalho, orientação profissional e gestão de empresas

Às vezes parece que existem milhares de livros, blogs e artigos de revistas nos dizendo como fazer mais coisas durante o dia, mas quantos desses conselhos se baseiam em pesquisas de verdade e podem realmente te ajudar?

Os psicólogos se baseiam em conhecimentos científicos para escolher as melhores formas de ajudar as pessoas a se tornarem mais produtivas e fazer escolhas mais acertadas.

Muitas das vezes as pessoas têm dúvidas sobre que carreira seguir ou qual a faculdade escolher, outras vezes profissionais querem modificar suas carreiras e seguir novos desafios profissionais. Os psicólogos podem usar os conhecimentos da Psicologia para a orientação profissional e de carreira.

Psicólogos também podem ajudar gestores de empresas a organizar seus ambientes de trabalho, selecionar, recrutar e treinar os funcionários. Os Psicólogos podem ajudar as empresas a identificarem problemas na empresa, a melhorar as condições de vida dos profissionais e potencializar a motivação no trabalho.

Os Psicólogos ajudam a melhorar o nosso dia a dia.

Muitos dos desafios que enfrentamos na nossa vida cotidiana podem ser facilitados com a ajuda de psicólogos. Embora a saúde mental esteja mais facilmente associada com a imagem dos psicólogos, a Psicologia ajuda em todos os aspectos da nossa vida e você encontrará psicólogos nas mais diferentes áreas da sua vida. Em resumo, os psicólogos podem te ajudar em muitas áreas da nossa vida como, por exemplo:

  • Ajudar as pessoas a superar a depressão, stress, trauma ou fobias;
  • Ajudar pessoas a estabelecer e cumprir suas metas como parar de fumar, perder peso, aprender uma nova língua.
  • Ajudar crianças e adolescentes a lidarem com os efeitos do divórcio dos pais;
  • Acelerar na recuperação de pessoas com lesões cerebrais;
  • Ajudar a parar ou prevenir o bullying na escola ou no local de trabalho;
  • Garantir que alunos e estudantes estão sendo ensinados de forma mais eficaz;
  • Orientar pais e mães sobre o desenvolvimento de seus filhos;
  • Certificar-se de que as pessoas estão felizes no ambiente de trabalho e contribuir para que elas realizem o melhor de suas habilidades;
  • Ajudar a polícia, tribunais e serviços prisionais a entender a mente de criminosos, as provas e os limites de determinados tipos de provas ou testemunhos.
  • Ajudar os atletas e esportistas para melhora o desempenho e a motivação em suas atividades.
  • Ajudar a fazer decisões financeiras mais sábias;
  • Aprender a se comunicar melhor e superar medo de falar em público
  • Melhorar sua memória e ajudar a se concentrar mais;
  • Tornar-se mais produtivo e evitar a procrastinação;
  • Aprender a compreender melhor os outros e avaliar cuidadosamente suas próprias reações emocionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima