Blog

Dia do Psicólogo – Celebrações pelo mundo

Dia do Psicólogo – Celebrações pelo mundo

Você sabia que no dia 27 de agosto se comemora o dia do Psicólogo no Brasil?

Alguns comemoram Agosto como o mês dos Psicólogos e da Psicologia, outros comemoram apenas uma semana em agosto como a Semana de Psicologia. Aliás, muitas faculdades e os CRPs fazem ciclos de palestras durante o mês de agosto, em comemoração ao dia do Psicólogo. Mas, oficialmente apenas o dia 27 de agosto é o dia do psicólogo no Brasil.

Por que essa data é celebrada?

O dia do Psicólogo é celebrado nesta data no Brasil, porque em 27 de agosto de 1962 foi aprovada a lei 4.119 que regulamentou a profissão de Psicólogo e formalizou a criação dos cursos de Psicologia no Brasil.

Como você pode ver a escolha da data do dia do psicólogo no Brasil não é por acaso. A escolha está relacionada com uma lei nacional, portanto outros países também têm suas próprias datas que variam de acordo com motivos específicos.

“Dias do Psicólogo” pelo mundo

Como faço parte da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP), acabei entrando em contato com muitos psicólogos de diferentes partes das Américas e isso me permitiu conhecer mais sobre a profissão do psicólogo nos diferentes países.

Assim, eu comecei a montar uma lista com as datas e motivos de comemorações acerca do dia do Psicólogo nos diferentes países como uma curiosidade pessoal e acho que vale a pena compartilhar aqui, pois nunca encontrei em nenhum outro lugar uma lista como essa. A seguir você encontrará uma lista de alguns países e os dias em que eles comemoram a profissão do Psicólogo.

Se você conhece outro dia do psicólogo que não esteja nessa lista deixe um comentário e conte o que você sabe. Vamos compartilhar conhecimentos!

Ah, parabéns a todos os psicólogos por seu dia!!

Dia do PsicólogoPaísPorque comemora-se essa data?
06/abrRepública DominicanaData de fundação da Asociación Dominicana de Psicología (atual Colégio Dominicano de Psicólogos) em 1975.
13/abrCubaData de nascimento de Don Enrique José Varona, um dos padres fundadores da ciência psicológica caribenha.
30/abrPeruData da fundação do Colegio de Psicólogos del Perú em 1980.
20/maiMéxicoCriação da Federacíon Nacional de Colegios, Sociedades y Asociaciones de Psicólogos em México em 1974.
22/maiParaguaiData da fundação da Sociedad Paraguaya de Psicologia em 1967.
22/junPanamáDia de fundação da Asociación Panameña de Psicólogos (APP) em 1965.
23/julGuatemalaNão é claro o que comemora, mas é provável que seja a criação da Escola de ciências Psicológicas independente da Faculdade de Humanidades na Universidade de San Carlos em 1974.
14/agoEquadorPromulgação da Lei de Defensa Profesional de los Psicólogos Clínicos em 1979.
27/agoBrasilData da regulamentação da Profissão no Brasil com a lei 4.119 em 1962
08/outLatino-AmericanoDia do Psicólogo Latino-Americano foi criado para comemorar a data de início de pesquisas sobre Psicologia Latino-Americana no Center for The History of Psychology (CHP)
10/outEl SalvadorCriação da Sociedade Salvadorenha de Psicologia em 1964
13/outArgentinaData do Primeiro Encontro Nacional de Psicólogos e Estudantes de Psicologia promovido pela Confederação de Psicólogos de La República Argentina (COPRA)
09/novHondurasCriação do primeiro curso de Psicologia em 1960 na Universidad Nacional Autónoma de Honduras (UNAH) e em 1982 no mesmo dia aprovação da lei que regulamenta o Colégio de Psicólogos de Honduras.
20/novColômbiaCriação do Instituto de Psicologia na Universidade   Nacional que foi o primeiro programa de Psicologia na América Latina em 1947.
22/novVenezuelaData da criação do Colegio de Psicólogos de Venezuela em 1961.
06/dezUruguaiCriação da Mesa Coordinadora de Gremios de Psicólogos em 1983.
09/dezChilePromulgação da Lei 17.033 oficializava o Colegio de Psicólogos de Chile em 1968.
14/dezNicaráguaSem informações

Compartilhe

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Descubra mais

Veja outras postagens relacionadas

Vou começar sem direção. Quero a liberdade de escrever sem direção, sem uma ideia central, um mote qualquer que me limite em um caminho único. Quero a multiplicidade da polissemia

Você já se perguntou por que os livros de Psicologia ficam próximos ou até mesmo juntos dos livros de autoajuda nas livrarias? Já parou para pensar por que muitas pessoas

Por ser um Psicólogo Educacional e Escolar, uma das primeiras perguntas que sempre me fazem é: o que faz um psicólogo na escola? Embora pareça ser claro para os psicólogos

0
Would love your thoughts, please comment.x