Logo Psicologia Explica

Blog

O cavalo que (não) sabia contar

O cavalo que (não) sabia contar

Você já ouviu falar do Efeito do Hans Esperto?

Hans Esperto (em alemão:, der Kluge Hans) foi um cavalo que se tornou famoso por ter sido treinado, pelo alemão Wilhelm von Osten,  a desempenhar tarefas de aritmética e outras tarefas mentais.

O cavalo ficou tão famoso que foi alvo de uma série de investigações que se iniciaram com o psicólogo Carl Stumpf que formou uma comissão de 13 proeminente cientistas, conhecida como a Comissão Hans.

Essa comissão tinha a tarefa de investigar cientificamente como Hans podia realizar essas tarefas mentais. Mas foi somente quando a comissão de avaliação foi designada para o psicólogo Oskar Pfungst, em 1907, que descobriu-se que Hans não era tão bom em matemática quanto parecia.

Pfungst demonstrou que, na verdade, o cavalo não estava realmente fazendo aquelas tarefas mentais, mas sim observando e respondendo as reações de seus observadores humanos.

Ele demonstrou isso em sua metodologia de pesquisa, em que o cavalo respondia diretamente a pistas involuntárias na linguagem corporal de seu treinador humano, que por sua vez é que possuía as capacidades para resolver cada problema.

O treinador era totalmente inconsciente de que fornecia essas pistas para Hans. Em reconhecimento ao estudo de Pfungst esse caso ficou sendo referenciado como o efeito do Hans esperto (em inglês Clever Hans Effect)  e continua sendo muito importante como um efeito de expectativa do observador em estudos do cognição animal.

Compartilhe

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest
Inline Feedbacks
View all comments

Descubra mais

Veja outras postagens relacionadas

Você já se perguntou por que os livros de Psicologia ficam próximos ou até mesmo juntos dos livros de autoajuda nas livrarias? Já parou para pensar por que muitas pessoas

Relaxamento Muscular A ansiedade é um sentimento que provoca uma série de reações físicas, incluindo tensão muscular. Algumas pessoas tendem a contrair tanto a musculatura que, após algum tempo após

Escrevo esse manifesto a todos aqueles que se interessem tanto pela Psicologia quanto pela Educação Brasileira. Aos meus amigos pedagogos, psicólogos, alunos desses cursos e de áreas relacionadas, acho que

0
Would love your thoughts, please comment.x