Blog

Vídeo – Documentário: Vencendo o Pânico

Vídeo – Documentário: Vencendo o Pânico

Quem nunca ouviu falar em Transtorno do Pânico (TP)?

Este problema, cada vez mais comum em nossa sociedade, chega a incapacitar pessoas. Os portadores desse transtorno experimentam ataques de pânico recorrentes e, com isso, desenvolvem muito medo de ter novos ataques. Muitas vezes, chegam ao ponto de perder oportunidades promissoras, deixar de sair de casa e perder amigos por conta disso.

Um ataque de pânico geralmente tem a duração de 10 a 15 minutos, e pode ser inesperado ou situacionalmente desencadeado – ou seja, quando a pessoa se expõe a algo que ela teme. Nessas crises, a pessoa experimenta uma gama de sintomas físicos da ansiedade, como taquicardia, sensação de falta de ar, tonturas, sudorese, mãos e pés gelados, náuseas, boca seca e dor de cabeça, entre outros. Além disso, esses sintomas são acompanhados por medo intenso, gerado por pensamentos como por exemplo “Vou morrer”, “Vou ter um ataque cardíaco”, “Vou perder o controle” e “Vou enlouquecer”. Em suma, é uma experiência extremamente apavorante e desagradável.

Por conta disso, boa parte das pessoas com TP desenvolvem uma comorbidade com outro transtorno conhecido, a Agorafobia. Nesse quadro, as pessoas evitam se expor a situações que elas acreditam que a fuga ou o socorro seja muito difícil ou impossível. Dessa forma, comportamentos comuns começam a ser evitados, de forma que o indivíduo pode restringir significativamente suas atividades.

Hoje o Psicologia Explica traz um vídeo-documentário que explica na íntegra tudo sobre esses problemas, bem como o tratamento mais indicado para esses casos. Nada que escrevamos aqui poderá substituir o conteúdo deste vídeo. Esperamos que aproveitem!

Vencendo o Pânico – Bernard Rangé e Angélica Borba

Compartilhe

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Descubra mais

Veja outras postagens relacionadas

Você certamente já deve ter ouvido falar ou talvez já tenha até mesmo dito para alguém que “um olhar diz mais que mil palavras”. Realmente, um olhar pode comunicar muito

Transformar-se em um profissional da Psicologia é resultado de uma caminhada singular. Não basta a escolha do curso (que por si só representa um desafio), mas também a aprovação no

Você percebe que algo está errado com seu filho – percebe que ele está sofrendo… e não sabe por que? Há algum problema na escola? Será que está sofrendo bullying?

0
Would love your thoughts, please comment.x