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Autossabotagem: 4 atitudes que atrapalham seu progresso diário

Autossabotagem: 4 atitudes que atrapalham seu progresso diário

A Autossabotagem é um comportamento consciente ou inconsciente de colocar obstáculos nas tarefas importantes que você precisa realizar ou na maneira como você se vê e se coloca diante do mundo.

Hoje, vamos te explicar o que é a autossabotagem e como ela compromete a vida das pessoas nos seus mais variados âmbitos, mas mais do que isso, queremos ensinar como encerrar esse ciclo criando gatilhos para os seus pensamentos.

O medo de correr alguns riscos e as responsabilidades da vida podem contribuir com a procrastinação de objetivos impedindo que você realize os seus tão almejados sonhos, a autossabotagem pode ser descrita pela combinação de sentimentos e pensamentos negativos acompanhados de comportamentos autodestrutivos, por exemplo, quando a pessoa conscientemente quer conquistar ou fazer algo, mas em contrapartida e de forma inconsciente suas ações vão na contramão do que se busca. Essa é uma das maneiras mais comuns de autossabotagem, quando você percebe que esse comportamento ocorre com frequência em sua rotina atrapalhando sua vida social, profissional ou familiar então talvez esteja na hora de olhar mais profundamente o que pode estar motivando esse ciclo de autossabotagem.

Crenças disfuncionais a respeito da autoimagem, com pensamentos negativos que te fazem acreditar que você não é merecedor ou merecedora das suas conquistas podem subestimar a sua capacidade de lidar com a Vitória prejudicando sua auto confiança diante de importantes ou pequenas decisões da vida.

Agora falaremos 4 aspectos mais comuns das pessoas autossabotadoras:

Aspecto 1 – Não conseguem relaxar em momentos de descanso como após um longo dia de trabalho.

As pessoas autossabotadoras não conseguem relaxar tranquilamente, isso porque ficam pensando que podem ter feito algo errado ao longo do dia, duvidam de suas capacidades e acreditam que podem ser facilmente substituídas por qualquer razão.

Aspecto 2 – Procrastino tarefas importantes.

Pessoas autossabotadoras tendem a adiar tarefas importantes, porque pensam que não serão capazes de elaborá-las ou resolvê-las, com isso, acumulam pendências e entram novamente num ciclo vicioso de pensamentos e ações autodestrutivas gerando ansiedade e estresse, em alguns casos, depressão.

Aspecto 3 – Não se organizam

A autossabotagem também está diretamente ligada à organização, pessoas autossabotadoras tendem a acreditar que não servem para organizar a agenda ou guarda-roupas, porque não são capazes de dar conta de todas essas responsabilidades ao final do dia. ou então, porque tarefas simples e pouco complexas não têm o seu valor.

Aspecto 4 – Criticam-se o tempo todo.

A Autossabotagem faz com que as pessoas se critiquem o tempo todo e mantenham pensamentos destrutivos repetitivos: “como eu não sou capaz eu poderia ter feito melhor”, “eu não mereço essa promoção, porque não sou bom o suficiente para isso.”

Tudo isso acontece num círculo vicioso de pensamentos, muitas vezes inconscientes, dificilmente a pessoa autossabotadora identifica que seus pensamentos são equivocados e que esse repertório pode ser alterado, porque elas pensam nesse formato há tanto tempo que já estão condicionadas a ele.

Leia também: Todo mundo é um pouco psicólogo, só que não!

Agora que você já sabe o que é a autossabotagem, vamos falar sobre como enfrentá-la.

Encerrar de uma vez por todas esse ciclo, identificar as suas potencialidades e se apropriar delas, pode evitar que alguns gatilhos da autossabotagem sejam acionados.

Processo psicoterapêutico é significativamente válido nessa etapa de descobertas, dar um sentido mais otimista diante dos eventos passados e presentes da vida, pode alterar o estado de humor e modifica o caráter das emoções com humor ajustado e se torna mais fácil e possível de enfrentar os desafios trazendo mais motivação para as ações que precisam ser tomadas.

O resultado do trabalho psicoterapêutico costuma ser satisfatório, além de aumentar o repertório comportamental das pessoas que se propõem de verdade a encerrar esse ciclo. Um dos pontos mais importantes da terapia é trabalhar o autoconhecimento e a maneira como você se coloca no mundo com os gatilhos mentais bem elaborados. Você facilmente identificará em que situações os pensamentos negativos aparecem e ao identificá-los você saberá que eles são os tais pensamentos sabotadores e terá as ferramentas necessárias para mudar essa percepção.

Somente através do autoconhecimento você será capaz de identificar o que te motiva, o que te incomoda, o que te causa medo e o que te deixa inseguro, mas principalmente identificar quando os pensamentos destrutivos são irreais em uma deturpação da verdade.

Referências: 

Livro – O ciclo da autossabotagem – Stanley Rosner, Patricia Hermes

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