Blog

O que é Gestalt-Terapia?

O que é Gestalt-Terapia?

Gestalt-terapia é uma das muitas maneiras de se fazer psicoterapia. Foi concebida por Fritz Perls na década de 1950 e pretende buscar explicações racionais e lógicas para o que acontece ao homem quando se encontra em desequilíbrio psicológico.

A Gestalt-terapia é uma forma criativa, científica, poética e artística de se fazer psicoterapia. É uma caminhada com a mente e com o coração.

O objetivo da terapia desta abordagem é habilitar a pessoa a usar, além da cognição, suas sensações, emoções e sentimentos, integrando todo o potencial que a natureza lhe disponibilizou para fazer frente à sua realidade.

Gestalt, mais que uma terapia, se apresenta também como uma filosofia existencial, humanista, uma “arte de viver”. Busca sair do determinismo alienante do passado e do meio.

A Gestalt-Terapia, também conhecida como terapia do contato, tem como finalidade conhecer e trabalhar a consciência da pessoa, e com o todo que essa pessoa traz. Perls, o mentor desta abordagem se dedicou a colocar na prática toda a filosofia titulada por Wolfgang Köhler (pai da Gestalt).

A Gestalt foi por muito tempo, e ainda é considerada a terapia do contato. Atualmente é nomeada como Gestalt-Terapia, a qual Perls foi o responsável por adaptar os conceitos filosóficos da Gestalt para a prática de maneira simples e clara.  Ribeiro (1985, p.132) assegura que, “[…] a Gestalt-Terapia é uma proposta humanística de ver o homem em toda a sua plenitude, em pleno desenvolvimento de suas potencialidades”.

Na teoria de Perls, a noção de organismo como um todo é central, tanto em relação ao funcionamento orgânico quanto à participação do organismo em seu meio para criar um campo único de atividades. Perls insistia em dizer que os seres humanos são organismos unificados e que não há nenhuma diferença entre o tipo de atividade física e mental. Esta é a visão de homem da Gestalt: um ser dotado de potencial em constante relação com o meio onde vive.

Nesta concepção, sabe-se que o papel do terapeuta é o de funcionar como uma tela de projeção na qual o paciente vê seu próprio potencial ausente e a tarefa da terapia é a recuperação deste potencial do paciente. O terapeuta ajuda o paciente perceber como ele ou ela constantemente se interrompe, evita a conscientização, desempenha papéis e assim por diante.

Finalmente, o terapeuta é humano e seu encontro com o paciente envolve o encontro de dois indivíduos, o que inclui, mas também vai além do encontro definido de papéis terapeuta-paciente.

Referências

PERLS, Frederick; RALPH Hefferline; GOODMAN Paul. Gestalt-terapia. Summus Editorial. 1997.

PERLS, F. A abordagem gestáltica. Testemunha ocular da terapia. LTC, Rio de Janeiro, 1981.

RIBEIRO, J. P. Gestalt-terapia: Refazendo um caminho. Summus editorial. São Paulo, 1985.

Compartilhe

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Descubra mais

Veja outras postagens relacionadas

Você já reparou que algumas profissões costumam ter algum símbolo que as identifique e que esses símbolos sempre têm algum significado? A Psicologia, por exemplo, tem um símbolo muito famoso

Responda rapidamente você aprende melhor ouvindo, lendo ou tocando em algo? Quem nunca ouviu falar que as pessoas têm diferentes “estilos de aprendizagem” e, portanto devem ser ensinadas de diferentes

Coaching é entendido como um processo que foca no ganho de performance, no aumento do desempenho de uma empresa, de um grupo ou mesmo de um indivíduo. Através de ferramentas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x