Você já reparou que algumas profissões costumam ter algum símbolo que as identifique e que esses símbolos sempre têm algum significado? A Psicologia, por exemplo, tem um símbolo muito famoso que parece um tridente, mas você o que ele significa? Aqui no Brasil, a Psicologia têm 4 símbolos oficiais: letra Psi, anel, cor e o juramento. Saiba mais sobre cada um deles nesse post!
Afinal, o que significa o símbolo da psicologia?
Quando você começa a estudar psicologia demora pouco tempo até que você se familiarize com professores e colegas que usam uma espécie de tridente (Ψ) ao invés de escrever “Psicologia”. Esse costume de algumas pessoas não é por acaso. Aliás, se você reparar bem na logomarca do Psicologia Explica você verá que dentro da lâmpada existe um tridente também representando a Psicologia.
A razão para isso é bem simples, esse tridente é o símbolo universal da Psicologia, mas ele não é bem um tridente. Na verdade, esse tridente é uma letra grega e tem um nome “Psi”. Assim já fica fácil imaginar o porquê essa letra foi escolhida para representar a Psicologia. Afinal é muito mais fácil escrever apenas uma letra do que a palavra inteira.
Aliás, algumas pessoas chegam inclusive a usar a letra Psi mais a letra grega Alfa para abreviar a escrita de psicanálise, mas isso é menos comum.
Algumas pessoas acreditavam que a escolha do tridente para simbolizar a psicologia estava de certo modo relacionada a demônios e forças ocultas. Essa crença, embora esteja errada, está baseada em fatos históricos, pois em alguns períodos históricos as doenças mentais foram associadas ao diabo. Como a Psicologia é muito relacionada ao estudo e tratamento de doenças mentais, algumas pessoas acreditavam que os psicólogos adotaram o tridente como seu símbolo oficial como uma forma irreverente de enfrentar as doenças mentais.
Contudo, é muito fácil perceber que a palavra Psicologia tem sua origem no grego, em que Psique significa mente, alma ou borboleta dependendo do contexto, mas em nosso caso é mente e logos, que é igual a estudo ou conhecimento. Dessa forma, a Psicologia é o estudo da mente. Afinal, nada mais natural do que a forma mais simples de abreviar uma palavra seja suas primeiras letras e no caso da Psicologia, sua primeira letra em grego, ou seja, a 23ª letra do alfabeto grego, a letra Psi.
Os símbolos da Psicologia no Brasil
A letra Psi é um símbolo universal da Psicologia, mas no Brasil o Conselho Federal de Psicologia determinou em 31 de março de 2006 na resolução CFP Nº 002/2006, mais dois símbolos (cor e pedra) e o juramento dos formandos em Psicologia.
Na resolução do CFP, como já era esperado, a letra grega “Psi” foi oficialmente declarada o símbolo oficial da Psicologia no Brasil. Além disso, nessa resolução ficou definido que a cor azul é a cor oficial para a faixa da beca dos formandos do curso de graduação em psicologia.
Também ficou definido na resolução do CFP o juramento oficial dos formandos em Psicologia, esse juramento deve ser feito na colação de grau que é um evento público oficial que formaliza a conclusão de um curso superior. Todos os formandos em Psicologia devem repetir esse juramento na ocasião da colação de grau.
“Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições.”
Na resolução do CFP ainda ficou definido que a pedra lápis-lazúli, uma pedra de coloração azulada, é a pedra oficial a ser utilizada no anel de formatura dos psicólogos.
Por que a pedra lápis-lazúli é a pedra oficial dos Psicólogos?
A pedra lápis-lazúli (Em latim, lápis lázuli significa “pedra azul”) é uma pedra não tão famosa quanto outras pedras como as safiras, diamantes e esmeraldas, porém é uma pedra repleta de lendas e histórias e associada ao misticismo e a realeza.
Essa pedra era muito utilizada no Egito Antigo e era considerada como a pedra favorita dos faraós egípcios. Devido a sua tonalidade azul escuro e opaca, ela era considerada a cor dos deuses e a mensageira dos céus, podendo ser encontrada em muitas joias e artefatos dessa época.
Existem várias referências históricas de que o lápis-lazúli foi associado ao poder, a realeza, ao misticismo, a mente. Muitos acreditavam que essa pedra trazia o poder da clarividência e da intuição e, geralmente ela era usada em meditações, pois servia como um purificador mental e espiritual. Além do que, existia a crença de que o lápis lázuli ajudava as pessoas a desenvolverem a estabilidade e o poder da mente.
É claro que no caso da Psicologia a escolha dessa pedra não está associada com esses significados mais espirituais e religiosos, mas sim por sua associação com a mente.
Leia também: Os gênios da psicologia e nós psicólogos meros mortais
Dia do Psicólogo
Ah, vale lembrar que embora não seja um símbolo, a Psicologia também é lembrada no Dia do Psicólogo que no caso do Brasil é no dia 27 de agosto, lembrando que nesta data no ano de 1962, a profissão de psicólogo foi reconhecida legalmente na lei 4.119. Cada país tem seus próprios motivos para comemorar o dia do Psicólogo e essa data então pode variar, mas existe em vários países.
Atualização:
Após a publicação desse artigo alguns leitores portugueses gentilmente contribuíram para a melhoria desse artigo ao informar que em Portugal a cor oficial da Psicologia é o laranja como pode ser visto no símbolo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Outros leitores brasileiros ainda contribuíram ao falar que em algumas universidades a cor utilizada é o verde, pois os cursos de Psicologia se inserem na área da saúde que tradicionalmente usa o verde (como na Medicina). Já outros leitores disseram que a cor da Psicologia era o roxo ou lilás e a pedra ametista, principalmente nos anos 1990 e no Rio de Janeiro.
Quero ressaltar apenas, que a resolução do CFP sobre a cor oficial é de 2006, então algumas universidades preferem ainda hoje manter as tradições. Além disso, a resolução foi feita para tentar padronizar isso, tanto é que lê-se na resolução “CONSIDERANDO a possibilidade e o interesse de, paulatinamente, se ir criando uma uniformidade dos símbolos da profissão que possa ser aspecto fortalecedor da identidade dos psicólogos no Brasil”.
Essas diferenças mostram o quanto a Psicologia é uma ciência rica e composta pela diversidade. Muito obrigado pelas contribuições, vocês ajudam a Psicologia a crescer e ficar cada vez mais forte.
O que você achou desse artigo, você já sabia que a Psicologia tem seus próprios símbolos? Deixe seus comentários e compartilhe essa informação com seus amigos.